Desde o início da pandemia do novo coronavírus, tem sido muito triste acompanhar as notícias sobre a evolução da doença em todo o mundo. No Brasil, contudo, a situação tem piorado a cada dia. Em meio às disputas e aos protestos para que o país retorne à “normalidade”, crescem os números de casos confirmados e de mortos pela Covid-19.
No Amazonas, a situação é crítica. O maior estado em extensão territorial do país tem a pior taxa de mortalidade e incidência do país e a segunda maior em infecção. O momento do povo amazonense é tão difícil que o sistema de saúde estadual está a beira de um colapso, sendo que a média de mortalidade é maior do que a registrada no resto do Brasil. Chegou-se ao ponto de o cemitério público Nossa Senhora Aparecida ter de abrir valas comuns para sepultar os mortos. E em meio a tudo isso, o Amazonas está em época de chuvas, o que aumenta a incidência de circulação do vírus.
Já nos dois estados mais populosos do país, São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, o momento também não é dos melhores. Em São Paulo, faltam profissionais como médicos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem para trabalhar nas UTIs, segundo a Folha de S. Paulo. Já no Rio, a taxa de ocupação dos leitos de UTIs públicas beira os 80%, o que tem feito que alguns pacientes sejam transferidos para Volta Redonda, cidade localizada a 120 km da capital, em busca de atendimento. Isso sem contar o fato de que cada vez mais pessoas jovens e sem histórico de doenças têm sido vitimadas.
Infelizmente vivemos um momento trágico e que, aparentemente, irá durar um certo tempo. Por isso, é necessário tomar todas as precauções a fim de evitar que viremos estatística.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
GCM de Mauá captura foragido da Justiça por furto durante patrulhamento preventivo
Idosos, pessoas com deficiência e autistas devem se cadastrar na Zona Azul de Mauá
Grande ABC tem saldo positivo na geração de empregos pelo 5º mês seguido
Economia brasileira gera mais de 148 mil empregos formais em maio, segundo Ministério do ...
Professor Fernando da Informática - Desafios da inteligência artificial no âmbito social e profissional
Daniel Alcarria - Nossa Mauá ontem e hoje
Editorial Revista SUCESSO - Editorial Revista SUCESSO - Edição 109
Dra. Paula Franco Freire Biason - Médica Veterinária - Ansiedade canina
Dra. Carolina Tavares de Sá - O advento da tecnologia e a utilização das ferramentas de inteligência artificial pelo Poder J...